Produzir um vídeo institucional para sua empresa ou instituição é algo que demanda muito cuidado e pode ser desafiador para muitos, pois vai muito além de apertar o botão de gravar. É preciso planejar muito, ter uma conversa ativa com o produtor e saber se adaptar aos possíveis problemas que podem ocorrer nesse processo. Separamos então algumas dicas sobre o que certamente não pode faltar em um “Vídeo institucional”! Vamos a leitura?
Contar uma boa história.
Toda empresa é o sonho de alguém, portanto há sempre uma boa história para contar. Identifique as pessoas dentro da empresa para entrevistas com a produtora e converse muito, mas muito mesmo! Antes de pensar em qualquer gravação é necessário que o produtor entenda quem são esses personagens e como ele pode capturar essas histórias.
Apresente os valores.
Os valores são os pontos que farão o público se conectar com vídeo. Além disso, os valores são fundamentais para se construir um bom roteiro. Entendendo os valores podemos captar aquilo que é de fato essencial para sua empresa e aumentar o engajamento do público com o seu vídeo.
Mostre quem participa.
Não apenas os proprietários da empresa, mas também os colaboradores e clientes são fundamentais em um vídeo institucional. Eles vão te dar uma visão alternativa sobre o negócio e também podem trazer uma percepção que até então nem os proprietários tinham.
O diferencial que atrai.
Você deve mostrar o diferencial da sua empresa. Identifique tudo aquilo que fez com que as pessoas se tornassem clientes do seu negócio. Com certeza, esse caminho vai ajudar você é o produtor sobre os temas que devem ser abordados.
Destaque o que chama atenção.
Seja um produto, local ou até mesmo pessoas, mostre aquilo que torna sua empresa especial. O vídeo deve conter boas imagens que retratam elementos visuais importantes para o público da sua empresa.
Tenha um questionamento principal.
Algumas perguntas bem selecionadas pelo produtor podem trazer diferentes respostas e gerar informações, que até então eram inéditas até para você. Muitas vezes, perguntas com um caráter emocional tem esse poder. Converse bastante com seu produtor e estruture bem essas respostas, elas certamente vão prender a atenção do público no vídeo.